02.03.2019

Folia à portuguesa no primeiro corso noturno do Carnaval

Milhares de foliões saíram à rua para assistir ao primeiro corso noturno desta edição do Carnaval de Torres Vedras, que decorreu este sábado nas ruas do centro da cidade. A noite ficou marcada pela criatividade "made in Torres Vedras" do concurso de grupos de mascarados, que contou com a participação de 44 grupos com cerca de 2300 foliões.

Com "Made in Portugal" a dar o mote a esta edição dos festejos carnavalescos, não houve tradição associada à história do país que ficasse esquecida: dos Corações de Viana ao Vinho do Porto, passando pelos carros de cesto da Madeira e pelo Galo de Barcelos, até aos Caretos de Podence e aos Pauliteiros de Miranda (esta noite em versão "Mauliteiros de Piranda").  

A verdade é que, aqui, a criatividade não tem limites. Até tachos de cozido à portuguesa, candeeiros a petróleo da Casa Hipólito e a pasta dentífrica "No Coutinhas" foram alvo da agulha e da linha dos grupos de mascarados, que disputam prémios atribuídos pelos grupos, pelo público e pela Real Confraria do Carnaval de Torres. Os vencedores serão conhecidos amanhã, às 17h00, durante o primeiro corso diurno do evento.

"É tanto amor que eu sinto esse momento, é tão bonito esse mar de mãos" começou por cantar a Banda Baco no cimo do Tó'Candar PALADIN, que quando descia a Rua Henriques Nogueira já levava consigo uma autêntica multidão de mascarados ávidos por mais uma noite de folia. Também os tradicionais cabeçudos e Zés Pereiras se juntaram às formações musicais do Concelho para marcar o ritmo do corso, que contou ainda com a presença das majorettes de Wellington e La Roche-Chalais e de uma banda de música de Villenave d'Ornon.

José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas de Portugal, Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Ângelo Moura, presidente da Câmara Municipal de Lamego, Luís Encarnação, vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa, e Max Fercondini, ator, foram algumas das personalidades que não ficaram indiferentes à folia, juntando-se à festa nesta noite de sábado.

Esta noite do Carnaval "mais português de Portugal" contou com o primeiro ARRAIAL FEST, com a Praça Dr. Alberto Manuel Avelino a encher para o espetáculo da cantora Rosinha. Até às 4h00, milhares de foliões dançam ao som de música "made in Portugal" e além do Atlântico nesta praça, assim como nas praças Machado Santos, Sagres (nos Jardins de Santiago) e PALADIN (junto ao Mercado Municipal).​