Fatos utilizados por grupos de mascarados nas últimas décadas no "Carnaval de Torres" podem ser observados numa exposição que está patente na Paços – Galeria Municipal até ao próximo dia 18 de fevereiro.
30 fatos/máscaras constituem esta mostra - intitulada “Entre Trapos e Foliões” e organizada pela Real Confraria do Carnaval de Torres -, sendo que cada um é acompanhado de uma fotografia que identifica o grupo respetivo e ainda de uma breve história sobre o mesmo e sobre a máscara.
A inauguração desta exposição encheu a sala 2 da Paços no sábado, dia 27 de janeiro, tendo a mesma se iniciado com uma atuação do grupo Rufos&Roncos na Praça do Município. Na ocasião usaram da palavra o chanceler da Real Confraria do Carnaval de Torres, António Miranda, tal como o presidente e a vereadora do Turismo da Câmara Municipal, Carlos Bernardes e Ana Umbelino, respetivamente, em cujas intervenções se ligou a exposição à visita efetuada nesse dia às obras do Centro de Artes e Criatividade e aos festejos carnavalescos que estão prestes a iniciar-se na cidade.
De referir que esta exposição constitui-se como uma forma de reconhecer e homenagear o trabalho e dedicação de muitas associações e grupos carnavalescos que nos meses que antecedem o "Carnaval de Torres" trabalham arduamente para esta grande festa nacional, criando indumentárias adequadas ao tema respetivo.