25.02.2017

"Monarquia foliona" decretada em Torres Vedras

Passavam poucos minutos das dez da noite quando os bombos de Santa Maria de Jazente “abriram as hostilidades” para a cerimónia de entronização dos reis do “Carnaval mais português de Portugal”.

Dirigindo-se à estação de comboios de Torres Vedras foram entusiasticamente recebidos por centenas de populares que aguardavam ansiosamente pelo início da folia, a partir da chegada dos monarcas do Carnaval de Torres.

E foi o que aconteceu pouco depois. El rei Dom Troikado Chamuçado da Bela Geringonça e Dona Kintoriana Emproada Emborrachada subiram à charrete real escoltados pela Real Confraria do Carnaval de Torres que os conduziu num périplo pelo centro de Torres Vedras até chegarem ao edifício da Câmara Municipal onde foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal.

Nesse local toda a “fauna” do Carnaval de Torres aguardava os seus monarcas para a respetiva entronização: Ministros e Matrafonas, Fidalgos, Lúmbias, Marias Cachuchas e outros mascarados, grupo de percussão Ribombar, “cavalinhos” e uma vasta mole de “arraia miúda” ansiosa pelo início do “reino da folia”.

Foi então que o presidente da Câmara Municipal seguindo os mais elementares princípios da ciência política satisfez a vontade do povo e entregou as Chaves da Cidade aos reis do Carnaval, decretando um “intervalo” no regime republicano em Torres Vedras pelos próximos dias.

Nesse ato houve ainda lugar para um momento mais solene com um minuto de silêncio que homenageou Renato Valente e António Montês, dois distintos membros da Real Confraria do Carnaval de Torres recentemente falecidos.

A cerimónia teve ainda mais um capítulo com a inauguração de uma antena wi-fi no Parque de Santiago. Trata-se de um projeto integrado no programa de regeneração urbana Torres ao Centro que inclui ainda outras duas antenas de wi-fi instaladas no centro histórico de Torres Vedras. Um “presente” de Carnaval que será certamente de bastante utilidade para os foliões nos próximos dias...

O programa do Carnaval de Torres 017 prossegue na próxima noite com o primeiro corso noturno que incluirá o concurso de grupos de mascarados, o qual traz sempre muita alegria e cor ao “Carnaval mais português de Portugal” que em 2017 tem, recorde-se, como tema “Brinquedos e brincadeiras”.