Foram centenas os foliões que ao fim da tarde de hoje participaram naquele que foi o primeiro momento oficial do Carnaval de Torres, a inauguração do Monumento ao Carnaval.
A animação teve início junto ao Mercado Municipal, onde os grupos de mascarados se reuniram, tendo seguido ao som do grupo OSGA para o centro da cidade, onde, centenas de foliões, aguardavam pela chegada dos grupos.
Já com uma multidão em frente ao Monumento, foram então apresentadas, uma a uma, as "figurinhas doiro" que o compõem... e que figurinhas... desde José Sócrates e o seu amigo da Telepizza, José Mourinho, Cristiano Ronaldo e as suas bolas de ouro, o cérebro Jorge Jesus e o seu presidente Bruno de Carvalho, mas também Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa. A representar o Jet 7 e com mais uma plástica, a inconfundível Lili Caneças... e, na passerele vermelha, Paulo Portas de braço dado com Pedro Passos Coelho. A Assistir a tudo isto? Salazar, Mário Soares e Cavaco Silva, cada um na sua cadeira de rodas e a soro, e, do alto de uma varanda, António Costa, primeiro-ministro, e o ex presidente da Câmara Municipal, Carlos Miguel.
Feitas as apresentações, foi altura dos discursos, com António Esteveira (presidente da empresa municipal Promotorres), António Miranda (Chanceler da Real Confraria do Carnaval de Torres) e Carlos Bernardes (presidente da Câmara Municipal) que apelou a Carlos Miguel e a António Costa, chefe do Governo, que olhe para a importância do Carnaval de Torres e atribua tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval. No final do seu discurso, uma simples e sentida homenagem ao Corneta, que, com 80 anos de idade, é um exemplar folião e uma figura incontornável do Carnaval de Torres.
A animação continua noite dentro pelos bares da cidade.
Viva o Carnaval de Torres!